Associação dos Institutos Municipais de Previdência e Assistência de Santa Catarina

Ligação ou mensagem via WhatsApp

Educação Previdenciária

Sobre a Educação Previdenciária

Segundo o manual do Pró Gestão, a educação previdenciária diz respeito ao conjunto de ações de capacitação, qualificação, treinamento e formação específica ofertadas aos servidores públicos do ente federativo, da unidade gestora do RPPS, aos segurados e beneficiários em geral (servidores ativos, aposentados e pensionistas), aos gestores e conselheiros e aos diferentes profissionais que se relacionam ou prestam serviços ao RPPS, a respeito de assuntos relativos à compreensão do direito à previdência social e de seu papel como política pública, à gestão, governança e controles do RPPS nos seus mais variados aspectos (gestão de ativos e passivos, gestão de pessoas, benefícios, investimentos, orçamento, contabilidade, finanças, estruturas internas e externas de controle, dentre outros).

Também são contempladas pela educação previdenciária as ações de divulgação das informações relativas ao resultado da gestão do RPPS para os diferentes órgãos e entidades integrantes do governo do ente federativo, para instituições públicas e privadas e para a conjunto da sociedade.

Finalmente, estão relacionadas à educação previdenciária as ações relacionadas à melhoria da qualidade de vida dos segurados do RPPS, como a promoção da saúde, prevenção de doenças, educação financeira, planejamento e transição para a aposentadoria, vida durante a aposentadoria e envelhecimento ativo.

Visando colaborar com os RPPS Associados na educação previdenciária dos seus segurados, a ASSIMPASC disponibiliza este novo link no site contendo algumas apresentações sobre os temas relacionados ao RPPS e alimentaremos o site como novas apresentações e artigos sempre que possível.

Ainda, divulgamos o canal no youtube da ABIPEM Educação, canal que poderá ser divulgado aos servidores do RPPS, conselheiros e demais servidores segurados do Instituto/Fundo.

O canal da ABIPEM Educação pode ser acessado clicando aqui.

A ASSIMPASC acredita que a educação previdenciária pode auxiliar os servidores e, ainda, auxiliar as atividades do RPPS, fortalecendo a habilidade, a confiança e a compreensão necessárias para o melhor funcionamento do regime próprio.

A escassez de educação previdenciária é um dos fatores que explica a falta de conhecimento dos servidores sobre o seu regime de previdência, mais especificamente as atividades desenvolvidas pelo Instituto, todas que devem observar e cumprir à legislação, desde a concessão de benefícios, manutenção dos mesmos, aplicação dos recursos, dentre outros.

A previdência, apesar de sua extrema importância para o servidor, é um dos assuntos menos compreendidos pelos servidores públicos. Isso porque, para que os servidores sejam capazes de compreender, são necessários conhecimentos, ainda que básicos, nas áreas legal, previdenciária, atuária e governança, um conjunto complexo que, atualmente, está além do dia a dia da maioria dos servidores.

Por isso, a ASSIMPASC criou e apresenta este novo link em nosso site como uma nova forma de levar informação e conhecimento sobre os RPPS aos gestores, conselheiros, servidores do RPPS e a todos os segurados do regime. Para tanto, cabe aos RPPS fomentar e cultura previdenciária promovendo a ampla divulgação entre servidores e segurados do Instituto/Fundo, disseminando o conhecimento sobre o seu regime previdenciário.

Bons estudos!

Diretoria da ASSIMPASC

Apresentações e Palestras

Cursos On-line